quinta-feira, 9 de julho de 2009

PRINCÍPIOS DO PILATES


Joseph Pilates, o criador do método Pilates, baseou-se em vertentes da cultura oriental (concentração, controle corporal, flexibilidade, equilíbrio, percepção), e da cultura ocidental (tônus, resistência e definição muscular) para a criação dos princípios que norteiam o método Pilates.
Através destes princípios é que os praticantes alcançam seus objetivos e os benefícios do método, pois garantem uma execução do exercício de forma correta, segura, harmônica, equilibrada e eficiente; respeitando, principalmente, os aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo.Os princípios são:
Princípio da concentração: sempre manter a concentração no propósito do exercício durante a performance.
Princípio da respiração: a arte de respirar corretamente durante o exercício.
Princípio da centralização:uniformidade, simetria, alinhamento do corpo, postura correta, vitalidade física, elevação da mente e espírito. O corpo deve trabalhar em unidade, onde todos os movimentos nascem do centro de forças do corpo. O centro é a base para o trabalho integrado de todo o corpo.
Princípio do controle: A boa postura é adquirida quando todo o mecanismo corporal está em perfeito controle. Os movimentos do pilates são lentos e controlados, devendo ser executados em uma velocidade constante.
Princípio da precisão: Os exercícios de pilates consistem e movimentos e respirações executadas com precisão. A visualização de linhas geométricas é usada para criarmos a noção de espaço ao redor. É possível de tornar consciente de como seu espaço pessoal é criado através da concentração e do recurso da precisão.
Princípio do movimento fluido: movimentos contínuos e harmônicos, lentos e executados na maior amplitude possível e com o mesmo esforço durante a contração concêntrica e excêntrica, desenvolvendo a força e o alongamento igualmente.
Princípio do isolamento: isolar articulação específica, estimular para desbloquear. Conhecer as fraquezas musculares para buscar o equilíbrio muscular através de exercícios que trabalhem as áreas negligenciadas.
Princípio da rotina: ter uma rotina, um programa sistematizado relativa a prática do método.


Nenhum comentário:

Postar um comentário